Reabilitação Oral

Implantes

O que são implantes dentários?

São raízes artificiais em titânio que são colocadas dentro dos ossos maxilares. pay for an essay online essay edit Após algumas semanas, o osso se une ao implante, formando uma estrutura única. Depois disso a nova raiz já tem condições de suportar um dente ou servir de base para uma prótese fixa (ponte fixa).

Planejamento

É a fase mais difícil e a mais importante.

Um profissional gabaritado fará uma avaliação clínica de sua história dental e médica, e pedira exames complementares que forem necessários para cada caso. Aqui na Odontologia Integrada você conta com os 25 anos de experiência do Dr. Sérgio Cruz. É ele quem após os exames ira traçar metas e objetivos, mas claro, respeitando sempre as suas expectativas.

Implantes.fw

Qual é a garantia de um implante?

O resultado depende da capacidade de regeneração e cicatrização, da saúde e hábitos de higiene da paciente, além de sua cooperação com as orientações do profissional. Desta forma, o implante não tem data de validade.

E a rejeição?

A rejeição é maneira que o nosso organismo se defende, reagindo contra algo que invade ou é colocado em nosso corpo. É impossível um implante provocar a rejeição, pois o titânio chega a propiciar a formação óssea. Se um implante é perdido, deve-se pesquisar a causa (contaminação local, baixa imunidade, outros).

A higiene é tão importante assim?

Estudos estatísticos apontam que, dentre os poucos casos de insucesso de implantes, a maioria é causada por falta de cuidados higiênicos adequados, fumo e a consequente formação de placa bacteriana e seus danos. E também carga mastigatória exagerada e estresse.

Enxerto ósseo

Implantes2.fwCom o tempo a ausência de dente pode levar a uma perda óssea, com isso, impossibilitando a colocação de implante. Algumas vezes para um implante ser colocado, é preciso promover o aumento de espessura óssea de um determinado local. Este procedimento é chamado de enxerto ósseo. Só com esse enxerto que posteriormente pode-se fixar o implante, para formar a base de apoio do implante. Ao lado pode se ver um exemplo de enxerto para crescimento ósseo.

Ortodontia

A função primária do uso de aparelho ortodôntico não é só a estética, mas sim restabelecer o perfeito entrosamento entre os dentes superiores e inferiores, fundamental para a mastigação correta.

O mal posicionamento dos dentes afeta:

Ortodontia- Função mastigatória;

- Higiene bucal;

- Perda de dentes;

- Doenças periodontais (infecções nas gengivas, osso);

- Problemas de deglutição;

- Problemas de fala;

- Problemas de articulação têmporo mandibular  (dores de cabeça, na face, pescoço, ombros e costas);

A fase mais importante do tratamento é a avaliação e o planejamento.

A ortodontia é indicada para diversas condutas, das mais simples como a manutenção de espaços nos casos de perda de dentes,  até as mais complexas como os tratamentos ortocirúrgicos (posicionamento correto dos maxilares).

Odontologia estética

A odontologia estética é a especialidade que visa obter a harmonia dos componentes faciais e bucais, ou seja, o equilíbrio necessário para evidenciar a beleza do seu rosto.

Restaurações Estéticas

Além de ser utilizada para restaurar partes do dente cariado, a técnica conhecida comumente como obturação se estende também a outras finalidades estéticas. Esse procedimento ajuda a:

Manter a cor dos dentes;

Devolver a cor dos dentes;

Rejuvenescimento facial e bucal;

Melhorar a função mastigatória;

Melhorar consideravelmente a fonação (fala);

Substituir restaurações metálicas;

Restaurar área cariada;

Trocar restaurações antigas (amareladas ou com infiltrações);

Lâminas em Porcelana

Procedimento que restaura as regiões desgastadas dos dentes. São restaurações aplicadas através de colagem, após realizar desgaste na região externa do dente. É um procedimento rápido, que pode ser feito em até duas sessões.

Clareamento dental

Ao longo do tempo, os dentes podem apresentar manchas ou escurecer. Esse é um procedimento lento, que ocorre sem a pessoa perceber e está ligado aos hábitos como: fumo, consumo excessivo de café, chá, vinho tinto, refrigerante a base de cola, em geral alimentos ou líquidos que contenham corantes. Alguns medicamentos ou traumas na arcada dentária podem também causar manchas ou escurecer os dentes. O clareamento é uma limpeza no esmalte dos dentes que ira lhe proporcionar um sorriso mais jovem e bonito.

Métodos

laser Em todos os casos o clareamento dental é indicado e pode ser feito de três maneiras:

1º Aplicação de gel através de moldeiras, com duração de 2 a 3 semanas;

2º Aplicação de laser, com duração de 1 a 3 sessões;

3º Misto: aplicação de gel e laser;

A decisão do modo de cada clareamento varia para cada caso, mas o clareamento dental misto (gel e laser) tem melhor efeito devido a  padronização da cor, deixando o sorriso com perfeita harmonia estética.

Sensibilidade
É variável para cada indivíduo. Se caso for positivo orienta-se ao controle de analgesia e laser terapia

Próteses

Nesta especialidade, além do Cirurgião Dentista, é necessário o envolvimento de um Laboratório de Prótese. Na Odontologia  Integrada  Dr. Sérgio Cruz você conta com laboratórios com equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados.  Oferecemos Próteses  Unitárias, Próteses Fixas, Próteses Móveis, Próteses Totais (Dentaduras), Próteses Adesivas, Próteses Fixas Metal Free e Prótese sobre  implantes.

A Odontologia Integrada Dr. Sergio Cruz consegue devolver seu sorriso. Marque hoje mesmo uma avaliação. Lembre-se que seu sorriso  depende, sobretudo, de um bom planejamento e de um profissional altamente experiente.

Periodontia (gengiva)

Periodontia (gengiva)Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda a região que envolve o dente (gengiva e osso que suporta os dentes). A  doença  periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa (película viscosa e  incolor que  constantemente se forma sobre os dentes) começa a inflamar a gengiva. Na forma mais branda da doença, a gengivite,  a gengiva se torna  vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada  por higiene oral inadequada e é reversível com tratamento profissional especializado periodicamente (seis em seis meses) e uma  boa higiene oral doméstica.

Quando não tratada a gengivite pode evoluir para periodontite. Com o tempo a placa pode se espalhar e crescer por baixo da  gengiva. As  toxinas produzidas pela bactéria da placa irritam a gengiva, separando-as dos dentes, formando bolsas periodontais  (espaços entre os  dentes e as gengivas) que se tornam infeccionadas. Á medida que a doença (periodontite) avança os dentes  podem apresentar mobilidade, e  ter de ser extraídos.

Ortodontia Preventiva

Alguns problemas ortodônticos (mordida cruzada, falta de espaço, etc.) podem e devem ser tratados mesmo em crianças de pouca idade. A ortodontia preventiva é essencial para resolver problemas, que, se não forem tratados no momento certo, podem se gravar mais tarde, dificultando tratamentos futuros e prejudicando a criança.

Cirurgia Ortognática

É indicado para corrigir problemas em três planos da face: ântero-posterior, vertical e transverso. No primeiro destacam-se os problemas, por exemplo, de queixo grande (prognatismo mandibular) ou queixo pequeno (retrognatismo). O maxilar também poderá apresentar com os mesmos problemas de posicionamento. No plano vertical, os maiores problemas são a deficiência de altura do terço inferior da face, ocasionando, por exemplo, problemas como a pessoa e não mostra ou mostrar pouco os dentes superiores, ficando com a aparência de desdentado. O excesso de altura do terço inferior da face provoca situações como o sorriso gengival, onde a pessoa mostra em excesso os dentes e a gengiva, tanto em repouso como no sorriso.

Endodontia (Tratamento de canal)

Procedimento indicado para tratar o canal da raiz dentária. Esta técnica consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é preciso removê-la completamente, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são: Dente quebrado, Cárie profunda ou dano ao dente, como um trauma forte, seja ele ressente ou mais antigo. Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.

ATM (dor / bruxismo / enxaqueca)

O que é ATM?

ATM.fwA ATM nada mais que a articulação da boca, comumente chamada de carrinho. Cerca de 80% da população mundial apresenta dores na ATM, atingindo maior proporção do gênero feminino, sem limitações de idade.

Os músculos que atuam nessa articulação envolvem diretamente os músculos do pescoço, que por sua vez, envolve coluna vertebral como um todo. Para um funcionamento, todas as estruturas que envolvem a ATM devem estar corretas, além do posicionamento dos dentes.

O que afeta o nosso corpo?

Dores

Podem apresentar na face como na testa, cabeça, enxaqueca, ouvido, bochecha, nuca e pescoço. Cansaço na boca e face.

Hábitos

Bruxismo

Aperta / Ranger os dentes

Roer unhas / objetos (canetas, lápis, etc.)

Morder os lábios ou bochechas

Má postura (sentado)

Ruídos articulares: No ato de abrir e fechar a boca, mastigar alimentos, podem existir barulhos como estalos e rangidos. Alteração do movimento da boca. O movimento pode estar sendo executado de maneira desordenada, diminuída ou mesmo exagerada a abertura da boca.

Alteração postural: Quando evolui atinge a coluna. O indivíduo começa a alterar sua postura.

O tratamento na ATM serve para melhorar o que está de errado. Antes disso é realizado um estudo para saber o que causou a alteração, junto ao dentista (avaliação).

Para o tratamento utilizam-se técnicas terapêuticas específicas para cada caso, dependo do que o paciente apresenta.

Como resultado disso, o paciente passa a ter alívios das dores e melhora a qualidade da vida.

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono

A apnéia obstrutiva do sono é conhecida como um distúrbio respiratório crônico, progressivo, caracterizado pela interrupção periódica da respiração durante o sono. Este problema ocorre com mais frequência em homens de meia idade e, está na maioria dos casos, associada á obesidade e hipertensão. Em grande parte dos pacientes, o primeiro sintoma clínico observado é o ronco alto, associado a períodos de silencio, ou seja, períodos apnéicos, que podem dures dez segundos ou mais.

Outros sintomas comuns são a movimentação noturna, sonambulismo, cefaleia matinal e sonolência diurna. O tratamento para a síndrome da apnéia obstrutiva do sono deve atingir três objetivos básicos, que são o alívio dos sintomas, a redução da morbidade e a diminuição da mortalidade. Entretanto, outro objetivo que também não deve ser esquecido é a melhora da qualidade de vida do paciente. Dependendo da severidade de acometimento, o tratamento poderá variar desde alterações comportamentais, até mesmo procedimentos cirúrgicos. Nesta última década, vários aparelhos ortodônticos funcionais têm sido desenvolvidos por dentistas para o tratamento do ronco e da apnéia obstrutiva do sono, tendo como mecanismo de ação uma alteração na posição da mandíbula, língua e outras estruturas das vias aéreas superiores. Na Odontologia Integrada Dr. Sérgio Cruz você conta com todas as novidades médicas para tratar com eficácia este problema.