fbpx

Aparelho fixo, convencional ou estético. Qual escolher?

 em BLOG

Antes de começar este texto, é muito importante deixar claro que qualquer decisão na área da ortodontia deve ser tomada junto do seu dentista. O que nós faremos aqui é explicar um pouco de cada modelo para que você vá ao especialista com algumas ideias e decisões já em mente, ok?


Tanto o aparelho convencional quanto o estético cumprem a mesma função dentro de um tratamento ortodôntico completo e eficiente. Esse tipo de tratamento é dedicado a corrigir problemas na estrutura bucal, movimentando a dentição para uma posição adequada. A grande e visível diferença entre aparelho convencional e estético está nos materiais dos quais são feitos e, consequentemente, na sua aparência. Ambos são modelos fixos e utilizam um fio preso aos dentes por braquetes e borrachinhas, porém os aparelhos convencionais, mais conhecidos, são feitos de metal, enquanto os estéticos podem ser produzidos em acrílico, safira ou porcelana.


Assim, as características de cada um ficam bastante evidentes quando comparados lado a lado, porque o aparelho convencional apresenta um tom mais escuro e brilhante, que dá mais destaque a ele, enquanto o aparelho estético imita a coloração dos dentes e acaba sendo bem mais discreto.


Por ser feito de um material mais caro, o aparelho fixo estético acaba tendo um custo de compra e manutenção maior do que o do aparelho fixo metálico, mas a eficácia do tratamento será igual em ambos os casos. Sendo assim, qual escolher dependerá quase que exclusivamente da preferência de cada paciente.


Para obter mais informações e avaliar se você precisa realizar um tratamento ortodôntico, conte sempre com a
Clínica Sérgio Cruz.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário