Como escolher entre lentes e facetas?
Se você está planejando renovar o seu sorriso, mas quer fazer isso da maneira mais simples, sem a necessidade de intervenções longas e complexas, existe uma solução ideal para você (ou melhor, duas): facetas ou lentes de contato odontológicas. Essas são duas opções diferentes para um mesmo procedimento, mas a escolha de qual fazer depende da preferência ou da necessidade de cada um. Por isso, hoje viemos explicar um pouco sobre a diferença entre elas. Continue lendo para aprender mais sobre.
As lentes de contato consistem uma prótese extrafina (com uma espessura entre 0,1 e 0,7 milímetros), geralmente feita com resina ou porcelana, colada sobre os dentes. Esse processo é muito simples e minimamente invasivo, sendo por esse motivo, geralmente usado para fins estéticos.
Já as facetas são peças um pouco maiores em espessura (podendo chegar a até 2 milímetros), que além de resolver essa questão da aparência, também corrige imperfeições como desalinhamentos. Elas podem ser feitas de cerâmica, porcelana ou resina e requerem que um desgaste seja feito no dente para serem colocadas. Na maioria dos casos são colocadas apenas nos anteriores da arcada de cima, mas é possível que sejam arrumadas em outros ou na arcada de baixo se houver um contraste de coloração muito aparente.
Mas e a durabilidade?
Levando em conta que ambas são bem finas, surge o questionamento de durabilidade. Afinal, vale a pena optar por esse tipo de procedimento? Surpreendentemente, sim. Apesar da aparência frágil, lentes e facetas são bem resistentes.
Com a manutenção feita a cada seis meses para certificar que tudo está funcionando da maneira correta, elas podem durar até 15 anos. Isso porque elas são feitas para sustentar a mastigação de maneira semelhante a um dente natural. Mas é importante destacar que mesmo sendo resistentes, elas ainda podem ser danificadas, por isso é necessário que o paciente tenha cuidado com alguns hábitos como roer unha, abrir garrafas com os dentes, ou mastigar alimentos muito duros.
Como as lentes de contato e facetas são colocadas?
Por serem parecidas, ambas facetas e lentes de contato são colocadas de maneira semelhante, com o primeiro passo sendo o exame clínico. É nessa parte do processo em que é decidido qual dos dois procedimentos realizar, baseado na preferência do paciente ou finalidade do tratamento. Se necessário, são feitos também uma redução de inchaço na gengiva, clareamento ou profilaxia.
Em seguida é realizado um escaneamento para que o molde da lente/faceta seja criado. O próximo passo é o desgaste dos dentes, realizado obrigatoriamente caso o procedimento escolhido seja as facetas, e ocasionalmente para as lentes. Então é feita a confecção da peça e o teste de como esta fica nos dentes. Se nenhum imprevisto ocorrer, elas são finalmente cimentadas.
Qual escolher?
A decisão entre faceta ou lente de contato é feita em conjunto com o dentista, pois é preciso analisar qual a opção mais vantajosa para o paciente. Em alguns casos, como quando há resquícios de outras restaurações, desalinhamentos ou alterações na coloração do dente, a escolha é feita baseada na opção correspondente a essas situações.
É por isso que você deve optar pela Clínica Sérgio Cruz! Nós possuímos um corpo de profissionais com diversas áreas de especialização, garantindo assim que todos os pacientes recebam o melhor tratamento possível, independente de qual for a sua necessidade. Um exemplo disso é a Doutora Daniele Cruz (CRO 13153) da área de Estética Dental, que pode te acompanhar durante todos os passos de procedimentos como a colocação de lentes de contato ou facetas odontológicas! Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp 📲(48) 3622.1055 e marque sua consulta. Juntos, nós vamos transformar o seu sorriso.